A banda norte-americana Avenged Sevenfold nasceu em 1999, quando cinco amigos se uniram para tocar metalcore na cidade de Hutington Beach, na Califórnia. Na época, nem o guitarrista solo Synyster Gates (Brian Haner Jr.) nem o falecido baterista Jimmy “The Rev” Sullivan faziam parte do grupo, embora se conhecessem e estudassem juntos.
Embora tenham adotado o estilo no início da carreira, com o tempo foram agregando novas sonoridades às suas músicas e, hoje, a banda caracteriza uma mistura dos estilos: hard rock, alternative rock e heavy metal, entre outros – além do próprio metalcore, que marca suas origens.
Os membros banda, por terem desenvolvido um estilo muito próprio, costumam afirmar que preferem que sua música não seja “rotulada”.
O nome Avenged Sevenfold foi inspirado da Bíblia, inspirado numa passagem do livro Gênesis, no qual Caim é marcado por Deus e sentenciado a viver no exílio de modo a ser punido pelo crime que cometeu. Em conseqüência, todos os outros homens foram proibidos de tirar a vida daquele que carregasse a marca e os que ousassem tentar matá-lo conheceriam a ira divina e teriam seu crime vingado sete vezes.
A influência bíblica sobre a banda vai muito além do nome. Referências às sagradas escrituras nas composições são comuns, já que o vocalista, M. Shadows, tem muito interesse pelo assunto.
O álbum Sounding the Seventh Trumpet, lançado em 2001 pela Good Life Records, marcou a estréia do Avenged Sevenfold no mercado e foi relançado em 2002 pela Hopeless Records. Na ocasião do relançamento, a faixa “To End the Rapture” foi regravada com Synyster Gates na guitarra. Até 2008, o Sounding the Seventh Trumpet vendeu 200.000 cópias, sendo a grande maioria delas da versão lançada pela Hopeless records. A primeira edição do disco é considerada rara e é muito procurada pelos colecionadores.
O Waking the Fallen encerrou a carreira do Avenged Sevenfold como banda de metalcore e também foi o último a ser gravado na Califórnia. Lançado em 26 de agosto de 2003, trouxe fortes referências à passagens da bíblia, ao apocalipse e o fim da humanidade. A música “Chapter Four”, uma das mais famosas do CD, faz menção direta à história de Caim e Abel. Este álbum foi muito elogiado pela crítica, que chegou a mencioná-lo como o melhor do gênero em 2003 e, até mesmo, como um dos melhores da história do metalcore. Alguns fãs acreditam que o Waking the Fallen tenha sido o melhor CD lançado pela banda até o momento. Ele vendeu 370.000 cópias, sendo 310.000 apenas na América, até o ano de 2009.
Após a assinatura do contrato com a Warner Bros. Records, em 2004, o Avenged Sevenfold começou a trabalhar no terceiro, e mais importante, álbum da sua carreira. O City of Evil, primeiro disco do A7X a ser gravado em Houston, no Texas, serviu como um divisor de águas na carreira da banda e foi, até então, seu álbum de maior sucesso. Foi lançado em 07 de junho de 2005 e em janeiro de 2006 foi certificado com disco de ouro. Em outubro do mesmo ano alcançou o 63º lugar na classificação da revista “Guitar World” na lista dos 100 maiores álbuns de guitarra de todos os tempos e o vídeo de Bat Country rendeu à banda o prêmio de “Artista Revelação” no VMA. Pela primeira vez a banda saiu em turnê mundial, ainda que não tenha visitado a América do Sul.
Seguindo o sucesso de City of Evil, o Avenged Sevenfold lançou seu primeiro documentário em DVD, o All Excess, lançado em 17 de julho de 2007 como um “teaser” para os fãs que aguardavam ansiosos o lançamento do quarto álbum da banda. Os vídeos incluem cenas que datam de 1999, quatro performances ao vivo, músicas e várias situações filmadas pela banda durante suas viagens. Somente na semana do lançamento foram vendidas 11.000 cópias.
Em 30 de outubro de 2007 foi lançado o álbum entitulado Avenged Sevenfold, apelidado pelos fãs de self-titled. O sucesso foi ainda maior que o do City of Evil, alcançando marcas históricas para a banda, como a 4ª posição da Billboard 200. Três das músicas do CD ganharam vídeos oficiais, a primeira foi Almost Easy, seguida por A Little Piece of Heaven e Afterlife, conquistando milhões de novos fãs e dando início a uma nova era para a banda. Afterlife é hoje um dos maiores sucessos do A7X, alcançando o topo de dezenas de paradas como a Billboard e MTV. Durante a turnê do self-titled é que o Avenged Sevenfold passou, pela primeira vez, pela América do Sul, visitando o Chile e depois o Brasil, no dia 29 de maio de 2008. Foi também durante essa turnê que estiveram pela primeira vez no México e em Portugal, onde tocaram juntamente com a banda Iron Maiden. O álbum Avenged Sevenfold vendeu mais de 500.000 cópias.
Em comemoração ao sucesso do self-titled e da turnê, o A7X lançou seu primeiro DVD ao vivo, chamado Live in the LBC, em 16 de setembro. O pacote incluía também uma cópia do álbum Diamonds in the Rough, uma compilação de b-sides (músicas nunca lançadas anteriormente) composta, entre outras, pela música Crossroads, lançada anteriormente pela banda na internet. O sucesso do DVD abriu caminho para o lançamento do quinto, e mais vendido, álbum da banda: Nightmare.
Talvez nenhum álbum anterior do Avenged Sevenfold tenha título que trate de um tema tão relacionado ao íntimo dos músicos. Inspirado, principalmente, pela dor causada pela perda do baterista Jimmy "The Rev” Sullivan, em 28 de dezembro de 2009, o disco traz um A7X mais maduro musicalmente e, ao mesmo tempo, muito mais lúgubre e introspectivo. Apesar de ter participado do processo de composição do novo álbum, Jimmy faleceu antes das gravações e quem assumiu seu lugar foi um de seus maiores ídolos. Mike Portnoy, além de estar presente durante a gravação do Nightmare, fez parte da turnê de lançamento do disco durante o ano de 2010 e sua dispença da posição de baterista do A7X provocou a insatisfação de muitos dos fãs. Foi durante essa turnê que o Avenged Sevenfold esteve no Brasil pela segunda vez, em 11 de outubro de 2010, durante o festival SWU, onde tocou para um público de cerca de 200.000 pessoas e recebeu todo o carinho e apoio dos brasileiros.
A influência bíblica sobre a banda vai muito além do nome. Referências às sagradas escrituras nas composições são comuns, já que o vocalista, M. Shadows, tem muito interesse pelo assunto.
O álbum Sounding the Seventh Trumpet, lançado em 2001 pela Good Life Records, marcou a estréia do Avenged Sevenfold no mercado e foi relançado em 2002 pela Hopeless Records. Na ocasião do relançamento, a faixa “To End the Rapture” foi regravada com Synyster Gates na guitarra. Até 2008, o Sounding the Seventh Trumpet vendeu 200.000 cópias, sendo a grande maioria delas da versão lançada pela Hopeless records. A primeira edição do disco é considerada rara e é muito procurada pelos colecionadores.
O Waking the Fallen encerrou a carreira do Avenged Sevenfold como banda de metalcore e também foi o último a ser gravado na Califórnia. Lançado em 26 de agosto de 2003, trouxe fortes referências à passagens da bíblia, ao apocalipse e o fim da humanidade. A música “Chapter Four”, uma das mais famosas do CD, faz menção direta à história de Caim e Abel. Este álbum foi muito elogiado pela crítica, que chegou a mencioná-lo como o melhor do gênero em 2003 e, até mesmo, como um dos melhores da história do metalcore. Alguns fãs acreditam que o Waking the Fallen tenha sido o melhor CD lançado pela banda até o momento. Ele vendeu 370.000 cópias, sendo 310.000 apenas na América, até o ano de 2009.
Após a assinatura do contrato com a Warner Bros. Records, em 2004, o Avenged Sevenfold começou a trabalhar no terceiro, e mais importante, álbum da sua carreira. O City of Evil, primeiro disco do A7X a ser gravado em Houston, no Texas, serviu como um divisor de águas na carreira da banda e foi, até então, seu álbum de maior sucesso. Foi lançado em 07 de junho de 2005 e em janeiro de 2006 foi certificado com disco de ouro. Em outubro do mesmo ano alcançou o 63º lugar na classificação da revista “Guitar World” na lista dos 100 maiores álbuns de guitarra de todos os tempos e o vídeo de Bat Country rendeu à banda o prêmio de “Artista Revelação” no VMA. Pela primeira vez a banda saiu em turnê mundial, ainda que não tenha visitado a América do Sul.
Seguindo o sucesso de City of Evil, o Avenged Sevenfold lançou seu primeiro documentário em DVD, o All Excess, lançado em 17 de julho de 2007 como um “teaser” para os fãs que aguardavam ansiosos o lançamento do quarto álbum da banda. Os vídeos incluem cenas que datam de 1999, quatro performances ao vivo, músicas e várias situações filmadas pela banda durante suas viagens. Somente na semana do lançamento foram vendidas 11.000 cópias.
Em 30 de outubro de 2007 foi lançado o álbum entitulado Avenged Sevenfold, apelidado pelos fãs de self-titled. O sucesso foi ainda maior que o do City of Evil, alcançando marcas históricas para a banda, como a 4ª posição da Billboard 200. Três das músicas do CD ganharam vídeos oficiais, a primeira foi Almost Easy, seguida por A Little Piece of Heaven e Afterlife, conquistando milhões de novos fãs e dando início a uma nova era para a banda. Afterlife é hoje um dos maiores sucessos do A7X, alcançando o topo de dezenas de paradas como a Billboard e MTV. Durante a turnê do self-titled é que o Avenged Sevenfold passou, pela primeira vez, pela América do Sul, visitando o Chile e depois o Brasil, no dia 29 de maio de 2008. Foi também durante essa turnê que estiveram pela primeira vez no México e em Portugal, onde tocaram juntamente com a banda Iron Maiden. O álbum Avenged Sevenfold vendeu mais de 500.000 cópias.
Em comemoração ao sucesso do self-titled e da turnê, o A7X lançou seu primeiro DVD ao vivo, chamado Live in the LBC, em 16 de setembro. O pacote incluía também uma cópia do álbum Diamonds in the Rough, uma compilação de b-sides (músicas nunca lançadas anteriormente) composta, entre outras, pela música Crossroads, lançada anteriormente pela banda na internet. O sucesso do DVD abriu caminho para o lançamento do quinto, e mais vendido, álbum da banda: Nightmare.
Talvez nenhum álbum anterior do Avenged Sevenfold tenha título que trate de um tema tão relacionado ao íntimo dos músicos. Inspirado, principalmente, pela dor causada pela perda do baterista Jimmy "The Rev” Sullivan, em 28 de dezembro de 2009, o disco traz um A7X mais maduro musicalmente e, ao mesmo tempo, muito mais lúgubre e introspectivo. Apesar de ter participado do processo de composição do novo álbum, Jimmy faleceu antes das gravações e quem assumiu seu lugar foi um de seus maiores ídolos. Mike Portnoy, além de estar presente durante a gravação do Nightmare, fez parte da turnê de lançamento do disco durante o ano de 2010 e sua dispença da posição de baterista do A7X provocou a insatisfação de muitos dos fãs. Foi durante essa turnê que o Avenged Sevenfold esteve no Brasil pela segunda vez, em 11 de outubro de 2010, durante o festival SWU, onde tocou para um público de cerca de 200.000 pessoas e recebeu todo o carinho e apoio dos brasileiros.
Fonte: A7X.COM.BR
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